Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Dono que não comunicou venda de veículo responde por infrações.

A 1ª turma do STJ reafirmou a jurisprudência segundo a qual, sem a comunicação de venda ao orgão de trânsito, o antigo proprietário é responsavel solidário por eventuais infrações de trânsito cometidas posteriormente.

Publicado por Michele Gonçalves
há 3 anos

A 1ª turma do STJ reafirmou a jurisprudência segundo a qual, sem a comunicação de venda ao órgão de trânsito, o antigo proprietário é responsável solidário por eventuais infrações de trânsito cometidas posteriormente. O colegiado deu provimento ao recurso do Detran/RS para reconhecer a validade do procedimento administrativo aberto para apurar a responsabilidade da vendedora de um carro por infrações cometidas pelo novo proprietário. A antiga dona ajuizou ação para desconstituir as multas e a pontuação em sua carteira de habilitação imputadas depois de abril de 2009, quando o carro foi vendido. Em primeiro grau, o pedido foi julgado improcedente, mas o Tribunal de Justiça desconsiderou a responsabilidade da vendedora pelas infrações. Para o Detran/RS, o artigo 134 do CTBCódigo de Trânsito Brasileiro é claro ao estabelecer que o vendedor deve fazer a comunicação de venda para se eximir da responsabilidade por eventuais multas futuras. O ministro Benedito Gonçalves mencionou a súmula 585 do STJ, segundo a qual "a responsabilidade solidária do ex-proprietário, prevista no artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro, não abrange o IPVA incidente sobre o veículo automotor, no que se refere ao período posterior à sua alienação".

Fonte: bit.ly/3xsJTiM

  • Publicações6
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dono-que-nao-comunicou-venda-de-veiculo-responde-por-infracoes/1233597554

Informações relacionadas

Carolina Abrahao, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

IPVA: fato gerador

Rodrigo Guerin, Advogado
Artigosano passado

O Comunicado de Venda de Veículo e as Regras que devem ser Observadas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)